Terminou a XXII Romaria a cavalo Moita - Viana do Alentejo

A equipa da Junta de Freguesia da Moita, que integrou a caravana de Romeiros que se dirigiu ao Santuário de Nossa Senhora de Aires, chegou ao previsto destino. Temos sentimentos distintos ao atingir este objetivo.

Lamentamos em primeiro lugar o infausto acidente que levou ao trágico falecimento de um Romeiro, lembrando-nos a todos quão frágil pode ser a vida e quão importantes têm de ser os aspetos relativos à segurança em qualquer atividade. Já o fizemos em devida altura, mas renovamos os votos de condolências à família e a toda a caravana.

A nossa participação deste ano foi ensombrada também por outras adversidades. Técnicas, sobretudo, que o percurso é inclemente com a mecânica. Houve necessidade de substituir a charrete por avaria insanável, o que impediu a “embaixada da Moita” de chegar ao fim com o mesmo equipamento, mas são coisas que acontecem e o importante mesmo era cumprir o programado.

Mas num evento desta grandiosidade, não se chega ao fim sem que um vasto número de pessoas, quase “invisíveis” tenha trabalhado, tantas vezes noite fora, para que aos romeiros e animais nada falte. E queremos publicamente reconhecer o Gonçalo Miguel e Luís Padilha pela constante assistência que nos prestaram durante a viagem. Viagem cuja organização se deve a quatro instituições cujo nome deve ser recordado, os Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, bem como o da Associação de Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana.

Parabéns a todos, e o nosso Muito Obrigado.