Território


Situando-se na bacia do Tejo, na sua margem esquerda, na Península de Setúbal, o território da Vila da Moita e os lugares que a rodeiam e que nela se incluem, estende-se, num eixo, desde a Broega, a Norte, confinando com a antiga Freguesia de Sarilhos Pequenos e com a Freguesia de Sarilhos Grandes, esta do concelho do Montijo, até mais a Sul nos Brejos onde faz fronteira com a Freguesia de Alhos Vedros e com a Freguesia da Quinta do Anjo do concelho de Palmela. Noutro eixo, situa-se entre o Penteado, que confina com a Freguesia do Pinhal Novo, igualmente do concelho de Palmela, até ao Gaio, na área que anteriormente compreendia a Freguesia do Gaio-Rosário.
Ocupa uma área de 17,90 Km2 e, segundo os censos de 2021, tem uma população de 17.653 habitantes.
Tem uma zona ribeirinha que se estende desde o Matão até ao Gaio e a não menos importante área agrícola da Várzea, nos Brejos, e terrenos agrícolas na zona Norte e Oeste do território.
Administrativamente pertence ao Concelho da Moita, sendo a sede do seu Município, Distrito de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.
Broega, Chão Duro, Alto de S. Sebastião, Carvalhinho, Bairro Novo e da Bela Vista, Brejos e Penteado são lugares que para além do núcleo central da Vila da Moita, integram esta Freguesia.
Scroll to Top