Campanha "A Terra Treme"
Terça-feira 14 novembro 2023, 11:14
Visualizações : 103

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.

A edição deste ano (11.ª edição) realiza-se no dia 14 de novembro, às 11:14 horas.

A TERRA TREME visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.

O Exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Tem apenas a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.

COMO PARTICIPAR?
1. 1. REGISTO – Registe-se no site (www.aterratreme.pt/inscreva-se), manifestando o seu interesse por esta campanha. Refira o número de participantes previstos e contactos para eventual envio de mais informação.
1. 2. PLANEIE – Defina a dimensão que quer dar ao exercício, que pode ir do nível mais simples com a prática dos 3 gestos, à elaboração de um exercício mais completo e que inclusive teste o Plano de Emergência, envolvendo entidades diversas.
1. 3. DIVULGUE – Envolva todas as pessoas da sua família e organização e partilhe a informação sobre A TERRA TREME pela sua lista de contactos, incentivando-os a participar. Colabore connosco na resposta a um inquérito que visa aferir o grau de percepção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito).
1. 4. CONSULTE – Partilhe os materiais de divulgação disponíveis no site, reforçando a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.
1. 5. EXERCÍCIO – Dia 14 de novembro, às 11h14, execute os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR!
A ANEPC convida, assim, os cidadãos e instituições a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício A TERRA TREME.